Roteiro da Revolução<br>no Porto

Por iniciativa da Área do Património Cultural do Sector Intelectual do Porto do PCP realizou-se no dia 8 um percurso evocativo da Revolução de Abril na cidade do Porto, na qual participaram cerca de 60 pessoas e intervieram vários oradores sobre momentos e locais específicos: Jorge Sarabando referiu-se a vários acontecimentos que tiveram como epicentro o Quartel-General da Região Militar, enquanto Vítor Ranita lembrou episódios da luta dos trabalhadores junto à antiga sede da União de Sindicatos. Em vários locais foram assinalados os atentados à bomba perpetrados por redes terroristas.

O advogado José Afonso, que integrou a Comissão Administrativa Militar, falou junto à Câmara dos boicotes que enfrentou, ao passo que Silvestre Lacerda historiou, junto à Reitoria, a luta antifascista e contra a guerra colonial e a criação, já depois do 25 de Abril, do Serviço Cívico. Na cooperativa Árvore, Amândio Secca e Manuela Abreu Lima lembraram diversos momentos da luta pela liberdade e a cultura e o arquitecto António Madureira recordou, na Ribeira, a reabilitação urbana daquela zona e o apoio dado pelos governos provisórios presididos por Vasco Gonçalves.




Mais artigos de: PCP

<font color=0093dd>Tribuna do Congresso</font>

Os textos enviados para a Tribuna do Congresso devem ter um máximo de 60 linhas dactilografadas a 60 espaços (3600 caracteres, espaços incluídos). A redacção do Avante! reserva-se o direito de reduzir os textos que excedam estas dimensões, bem como de efectuar a...

Optimismo para superar desafios

No comício que encheu o recinto da Zona Livre – Associação Cultural (no antigo quartel dos bombeiros de Vila Real), no sábado, 15, o PCP reafirmou as suas propostas para melhorar as condições de vida dos trabalhadores e do povo.

Jerónimo de Sousa<br>em Mirandela

Inserido na preparação do XX Congresso do PCP e na acção nacional de esclarecimento «Emprego, Direitos, Produção, Soberania», mas também no seguimento da apresentação do Orçamento do Estado para 2017, a...

Uma casa dos trabalhadores<br>e do povo

A partir do próximo dia 22, o Centro de Trabalho do Partido em Braga passa a funcionar numa das avenidas mais centrais do concelho, substituindo o actual.

Avanço sustentado<br>em Guimarães

No início deste mês de Outubro, a organização do Partido em Guimarães aumentou o número de exemplares do Avante! que semanalmente solicita para serem distribuídos no concelho. O responsável pela organização, Sílvio Sousa, assume que até...

Exploração e pressões

O «acordo para a competitividade» celebrado na Renault Cacia foi alcançado num clima de chantagem sobre os trabalhadores, que saem prejudicados, denuncia o PCP.